O fruto do pequizeiro, seus espinhos sabores e benefícios

 

O pequizeiro, árvore nativa do cerrado brasileiro, produz um fruto de sabor marcante e diferenciado, o pequi. O fruto é constituído por casca, polpa e semente. Sua casca é dura e de cor verde, no seu interior desenvolvem-se sementes revestidas de uma fina polpa macia e amarela. No interior de cada semente há milhares de espinhos muito finos e pontudos além de uma castanha de sabor único.

Devido aos espinhos contidos nos grãos, o consumo do pequi requer cuidado: não se pode morder o grão e sim roer, retirando finas fatias da polpa com os dentes. Nunca morda um caroço pequi!!

Como alimento é muito utilizado no norte de Minas Gerais, no Centro Oeste e na região Nordeste. É consumido cozido, puro ou misturado com arroz, carne-de-sol, com frango, farofas, paçocas e até mesmo como sobremesa, polvilhado com açúcar.

O aproveitamento do grão não é só como alimento, pois extrai-se de sua polpa o azeite de pequi, óleo com aplicação na culinária e na fabricação de licores.

O pequi é rico em vitaminas A, C e E, fibras e gorduras saudáveis, que trazem benefícios para a imunidade, para a visão, para a pele e ajuda muito a diminuir o nível de colesterol ruim. Além disso, tem um valor nutricional muito rico em lipídios, compostos fenólicos e carotenoides, atuantes como antioxidantes, diminuindo radicais livres.

Para a extração da castanha contido no interior do caroço é necessário, após o consumo da polpa da semente, deixá-la secar em ambiente protegido de umidade por um período de 7 dias. Depois, cortar com faca e martelo para extrair a castanha. A castanha é cercada por espinhos, muitos espinhos finos e pontudos.  Deve-se lavar retirando todos os espinhos e secar no forno (+ ou - 130 graus), até ficar crocante – cerca de meia hora.




Fontes:          https://brasilescola.uol.com.br/frutas/pequi.htm

https://www.scielo.br/pdf/cta/v28n4/a16v28n4.pdf

https://come-se.blogspot.com/2017/02/pequi-e-sua-castanha-coluna-do-padalar.html

http://www.rgnutri.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Pequi_imagem.png

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cafés especiais do Brasil, características e regiões produtoras

Farinha de mandioca torrada engorda? Tem glúten?

A tradição do pastel de angu frito em Itabirito/MG