A carne de sol, macia e suculenta, é diferente de carne seca.

A carne seca possui várias denominações, como jabá ou charque. Não é o mesmo tipo de carne que a carne de sol, que também é conhecida como carne serenada. A diferença básica entre as duas é que a carne seca é mais seca (desculpe pelo óbvio... rsrsrs) e mais salgada, possui um teor de umidade de aproximadamente 45%, até 15% de sal e é geralmente vendida em mantas.

Já a carne de sol possui uma umidade de até 70% com uma quantidade de sal bem inferior, de 5 a 6%. Ela passa por um processo de produção que, ao contrário do que diz o próprio nome, não fica exposta ao sol; ela é produzida à sombra, resultando em uma carne mais tenra, e com uma menor salinidade. A produção da carne de sol tem que ser feita em estufas para garantia da higiene na produção.

A carne de sol é produzida em quase todo o país, mas algumas regiões em Minas Gerais se destacam regionalmente produzindo verdadeiras obras de arte culinárias. As regiões de maior tradição na produção de carne de sol em Minas Gerais são: Montes Claros, Mirabela, Teófilo Otoni e Frei Inocêncio.

A carne de sol pode ser preparada de diversas formas como, por exemplo, churrasco, arroz de carreteiro, na moranga, no caldo de mandioca, etc. O mais importante é sempre, antes de iniciar o preparo, deixar a carne de molho na água. Este processo deve ser feito algumas vezes a fim de retirar o excesso de sal da carne. Neste processo, o importante é trocar a água a cada hora. A quantidade de vezes para fazer a troca depende da quantidade de sal utilizada na fabricação. Caso a carne seja feita com pouco sal, três molhos resolvem.

Algumas pessoas optam por deixar a carne de molho no leite por um período maior. Qual o melhor método? Escolha o que for mais prático para você.

A receita mais simples para o preparo da carne de sol é, após a dessalga, fritar em óleo quente (não deixar a carne fritar muito para não ficar dura) e servir acompanhada de mandioca frita ou cozida. Não esqueça da manteiga de garrafa. Sempre funciona!

Caso opte por um churrasco de carne de sol o modo de fazer também é simples. Após a dessalga, coloquea carne no espeto (atenção: a churrasqueira tem que estar quente, senão a carne pode ficar dura) e vá girando. Regue com frequência com manteiga de garrafa para não ressecar. Desta forma seu churrasco ficará bem suculento e com aquela cor dourada.

 

Fontes:          https://super.abril.com.br/saude/qual-e-a-diferenca-entre-carne-de-sol-e-carne-seca/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cafés especiais do Brasil, características e regiões produtoras

Farinha de mandioca torrada engorda? Tem glúten?

A tradição do pastel de angu frito em Itabirito/MG