Quais são os benefícios da castanha de caju? Engorda?


A castanha de caju é o verdadeiro fruto do cajueiro e pasmem: o pendículo floral que muita gente chama de caju é o pseudofruto.  Além deste rompante de biologia, trazemos também a cultura popular da castanha de caju. Como tudo que é bom nesta vida, a castanha de caju traz muitos benefícios à nossa saúde...mas o lado ruim é que, pela quantidade de calorias presentes nesta iguaria, se for consumida em excesso engorda que é uma beleza ! (Cada 30 g de castanha de caju contem aproximadamente 165 calorias).

A informação nutricional da castanha não é de se desprezar, embora se consumida com parcimônia ajuda no emagrecimento. O segredo sempre é não exagerar no consumo.

Além de ser um alimento altamente saboroso e por possuir antioxidantes e vitamina E, ajuda a prevenir  o envelhecimento precoce. As fibras existentes em sua composição ajudam a regular o açúcar no sangue. Possui  magnésio, que ajuda a reduzir a pressão arterial, ajuda a reduzir as dores no corpo e possui propriedades anti-inflamatórias.

pixabay เสาวภา ลื่นลมa

As vitaminas E e A aliadas ao Zinco fortalecem o sistema imunológico e até as gorduras presentes (mono e poli-insaturadas)  aliadas às fibras e antioxidantes ajudam a reduzir o colesterol ruim, reduzindo o risco de doenças cardíacas. O cálcio e o fósforo são minerais importantes para a saúde óssea, ajudando a aumentar ou manter a densidade óssea. Desta forma, a castanha de caju tem grande importância pela prevenção de carências nutricionais e pelas funções enzimáticas para o sistema de defesa antioxidante do organismo.

Esta iguaria é encontrada torrada, torrada com sal ou confeitada, também sendo utilizada como ingredientes para pães, bolos, doces, saladas, etc.

Gostaríamos de saber qual preparo da castanha você prefere. Se houver também uma forma diferente de consumir a castanha de caju, fale para a gente. 

Informação nutricional castanha de Caju:

 

 


Fontes

https://www.tuasaude.com/como-a-castanha-de-caju-pode-melhorar-a-saude/

http://eventos.ifg.edu.br/secitecitumbiara/wp-content/uploads/sites/9/2019/05/RE-16-Benef%C3%ADcios-da-Castanha-de-Caju-Uma-Revis%C3%A3o-de-Literatura.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cafés especiais do Brasil, características e regiões produtoras

Farinha de mandioca torrada engorda? Tem glúten?

A tradição do pastel de angu frito em Itabirito/MG